Como posso transformar pedidos de orçamentos em clientes?

A cada dia, milhares de clientes confiam em Habitissimo para encontrar um profissional ou empresa que realize seus trabalhos de construções ou reformas. Ao fazer o pedido de orçamento em Habitissimo, receberão orçamentos de até 4 empresas interessadas em realizá-lo, portanto é importante que você se diferenciar da concorrência. Siga estas boas práticas para melhorar sua efetividade:

1 Contatar rapidamente

Uma vez que possua os dados do cliente, entre em contato imediatamente, não deixe passar o tempo e que a concorrência entre em contato com ele, antes que você.

Entre em contato com o cliente de preferência na forma que ele optou (email ou telefone). Se passados vários dias você não obteve resposta alguma, tente novamente, entrando em contato de outro modo (ex.: por telefone, se a primeira vez lhe enviou um email ou por email, se a primeira vez ligou por telefone). Tente ligar ao cliente em diferentes momentos do dia, muitas pessoas não podem responder ao telefone quando estão trabalhando, dirigindo, etc.

Se você entra em contato por telefoneSe você entra em contato por telefone:

por emailSe opta por entrar em contato por email:

2 Transmita profissionalismo e confiança

A melhor maneira de convencer ao cliente é conhecendo detalhadamente as suas necessidades para poder fazer a oferta mais adaptada possível em prazo, tempo e qualidade. Não hesite em pedir toda a informação que seja necessária para que isso seja assim e posteriormente não surjam surpresas. Se você necessita fazer uma visita ao lugar aonde se realizarão os trabalhos, indique ao cliente e alegue o porquê é necessário, muitos clientes não sabem ou temem sentir-se obrigados a contratar os serviços no caso de uma visita.

Dê ao cliente o máximo de confiança na sua empresa. Não esqueça que o cliente permitirá que você entre na sua casa e que pretende investir uma quantia considerável do seu salário. Faça chegar-lhe uma cotação por escrito e coloque à disposição do cliente elementos para que possa saber mais sobre a sua empresa: mediante o seu site, mediante referências de ex-clientes satisfeitos e ainda pedindo-nos que ativemos os Selos de Qualidade na sua ficha, para dar crédito que sua empresa cumpre todos os requisitos legais para exercer a atividade.

Complete sua Ficha em Habitissimo o máximo que possa com exemplos de trabalhos realizados e consiga opiniões positivas de clientes.

3 Convença ao cliente que você é a melhor opção

Uma vez tenha enviado a cotação ao cliente, entre em contato novamente com o mesmo para ver se o orçamento cumpre com as expectativas dele. Resolva todas as dúvidas que ele tenha e repita os pontos fortes, várias vezes. Tente saber quando tomará uma decisão.

Se você conseguir o trabalho, parabéns! Entre novamente em contato com o cliente para agradecer a confiança depositada em você, consiga a sua assinatura do contrato sobre o orçamento e marque o dia e hora para dar início aos trabalhos. Faça-lhe sentir que fez bem escolhendo você entre os demais profissionais.

Se você não consegue o trabalho, pergunte por que sua oferta não foi a escolhida, assim você poderá melhorar sua competitividade. Seja elegante, não diga nada de negativo para que o cliente não pense que você está fazendo uma crítica à sua decisão. Pense que esta negativa agora não significa o final de sua relação com este cliente. Peça-lhe permissão para incorporá-lo à sua base de dados e incluí-lo em suas campanhas de marketing e promoções. Envie um e-mail agradecendo seu tempo e que espera ser sua escolha no futuro. Inclua novamente seus dados de contato.