Como posso transformar pedidos de orçamentos em clientes?

A cada dia, milhares de clientes confiam em Habitissimo para encontrar um profissional ou empresa que realize seus trabalhos de construções ou reformas. Ao fazer o pedido de orçamento em Habitissimo, receberão orçamentos de até 4 empresas interessadas em realizá-lo, portanto é importante que você diferencie-se da concorrência. Siga estas boas práticas para melhorar sua efetividade:

1 Contatar rapidamente

Uma vez que possua os dados do cliente, entre em contato imediatamente, não deixe passar o tempo e que a concorrência entre em contato com ele, antes que você.

Entre em contato com o cliente de preferência na forma que ele optou (e-mail ou telefone). Se passados vários dias você não obteve resposta alguma, tente novamente, entrando em contato de outro modo (ex.: por telefone, se a primeira vez lhe enviou um e-mail ou por e-mail, se a primeira vez ligou por telefone). Tente ligar para o cliente em diferentes momentos do dia, muitas pessoas não podem responder ao telefone quando estão trabalhando, dirigindo, etc.

Se você entra em contato por telefone:

Se opta por entrar em contato por e-mail:

2 Transmita profissionalismo e confiança

A melhor maneira de convencer ao cliente é conhecendo detalhadamente as suas necessidades para poder fazer a oferta mais adaptada possível em prazo, tempo e qualidade. Não hesite em pedir toda a informação que seja necessária para que isso seja assim e posteriormente não surjam surpresas. Se você necessita fazer uma visita ao lugar aonde se realizarão os trabalhos, indique ao cliente e alegue o porquê é necessário, muitos clientes não sabem ou temem sentir-se obrigados a contratar os serviços no caso de uma visita.

Dê ao cliente o máximo de confiança na sua empresa. Não esqueça que o cliente permitirá que você entre na sua casa e que pretende investir uma quantia considerável do seu salário. Faça chegar-lhe uma cotação por escrito e coloque à disposição do cliente elementos para que possa saber mais sobre a sua empresa: mediante o seu site, mediante referências de ex-clientes satisfeitos e ainda pedindo-nos que ativemos os Selos de Qualidade na sua ficha, para dar crédito que sua empresa cumpre todos os requisitos legais para exercer a atividade.

Complete sua Ficha em Habitissimo o máximo que possa com exemplos de trabalhos realizados e consiga opiniões positivas de clientes.

3 Convença ao cliente que você é a melhor opção

Uma vez tenha enviado a cotação ao cliente, entre em contato novamente com o mesmo para ver se o orçamento cumpre com as expectativas dele. Resolva todas as dúvidas que ele tenha e repita os pontos fortes, várias vezes. Tente saber quando tomará uma decisão.

Se você conseguir o trabalho, parabéns! Entre novamente em contato com o cliente para agradecer a confiança depositada em você, consiga a sua assinatura do contrato sobre o orçamento e marque o dia e hora para dar início aos trabalhos. Faça-lhe sentir que fez bem escolhendo você entre os demais profissionais.

Se você não consegue o trabalho, pergunte por que sua oferta não foi a escolhida, assim você poderá melhorar sua competitividade. Seja elegante, não diga nada de negativo para que o cliente não pense que você está fazendo uma crítica à sua decisão. Pense que esta negativa agora não significa o final de sua relação com este cliente. Peça-lhe permissão para incorporá-lo à sua base de dados e incluí-lo em suas campanhas de marketing e promoções. Envie um e-mail agradecendo seu tempo e que espera ser sua escolha no futuro. Inclua novamente seus dados de contato.