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Preço de Engenheiros
Quanto custa um trabalho de Engenheiros?
O preço médio é de
R$ 5.024Esses preços são uma estimativa e podem variar em função da qualidade dos materiais, a duração da obra e as dimensões...
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Conteúdo dessa guia
Tabela de preços de laudos e licenças de engenheiro
Tipos de documentos | Preços |
---|---|
Gerência de laudo técnico - até 500 m² | R$ 1.200 |
Gerência de laudo de entrega e recebimento de obras | R$ 550 |
Gerência de laudo de acessibilidade | R$ 650 |
Gerência de laudo de reforma - até 200 m² | R$ 800 |
Gerência de laudo inspeção predial | R$ 2.100 |
Estes valores são aproximados e podem variar em função de outros fatores dependendo do tipo de trabalho
Informação útil
Os laudos e licenças são fundamentais para um projeto, seja ele de reforma, ampliação ou construção, já que garantem eficiência e segurança na obra, além de mantê-la dentro das normas legais. O seu preço pode variar bastante de acordo com o tamanho do projeto e suas características, mas em média o valor de um laudo mais simples é de cerca de R$ 400,00, enquanto um alvará de construção é geralmente de R$ 3.400,00 para um espaço de até 500m².
- 1 a 60 dias, dependendo do projeto
- Dificuldade: Média
Veja os preços médios para gerir os principais tipos de laudos e licenças:
Gerir alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é um documento que todo estabelecimento comercial, industrial, de prestação de serviços ou de entidades associativas precisa possuir para funcionar e é obtido em conjunto com a Prefeitura ou outro órgão municipal, de acordo com a região. Ele funciona como um atestado de que aquele local está de acordo com as normas e legislações vigentes, e caso uma empresa não o possua, está sujeita à uma multa cujo valor ultrapassa os R$ 2.000,00 caso não obtenha esse documento dentro de 30 dias. Após aplicada à multa, a falta dessa licença pode acarretar no fechamento do negócio. O preço médio para retirar o alvará de funcionamento é de aproximadamente R$ 1.600,00.
Gerir alvará de construção
Também conhecido como alvará de execução, é um documento emitido pela Prefeitura que atesta que a obra atende à legislação vigente, bem como aos padrões técnicos e de engenharia, e também que existe um profissional técnico responsável pela execução da obra. Uma cópia do alvará de construção permanece na obra para que possa ser checado e entregue à autoridades para fins de verificação. Jamais inicie uma construção sem essa licença, pois isso pode resultar no embargo da obra e multas, além de o proprietário do terreno ser o responsável civil e criminal caso algum incidente aconteça. Atenção ao prazo: o alvará tem um “prazo de validade” e, caso a obra não seja finalizada dentro do prazo estabelecido inicialmente, é preciso solicitar a renovação do documento. Ele não é necessário em pequenas reformas, ou seja, onde não existem alterações estruturais ou alterações na área construída. O preço para gerir um alvará de construção é de cerca de R$ 1.600,00 para um espaço de até 500m².
Gerir laudo de avaliação de imóvel
O laudo de avaliação de imóvel é um estudo técnico, feito por um perito, sobre o valor de um determinado imóvel, que leva em conta tanto características físicas do local (o estado em que ele se encontra) como também a infraestrutura do bairro, o preço de imóveis próximos e a mobilidade urbana da região. Ele geralmente é gerido para quem deseja negociar uma propriedade ou em casos legais, como pode acontecer na partilha de bens e financiamento imobiliário. O preço médio para gerir um laudo de avaliação de imóvel é de R$ 1.600,00 para um espaço de até 500m².
Gerir laudo de recebimento de imóvel
O laudo de recebimento de imóvel é um documento que informa se o resultado final da obra está de acordo com o que foi pré-estabelecido no projeto arquitetônico, e isso é feito através da visita de um técnico, o qual irá fotografar diversos itens para verificar a compatibilidade da execução com o projeto. As falhas encontradas são informadas no laudo, que também indica as melhores opções para solucionar esses problemas. O preço do laudo de recebimento de imóvel gira em torno de de R$ 800,00 para um espaço de até 500m².
Gerir licença ambiental
Essa licença é um instrumento de prevenção e fiscalização de empresas que possuam atividades, operações ou estão localizadas em áreas que podem gerar danos ao meio ambiente. Trata-se da Política Nacional do Meio Ambiente e o órgão que emitirá essa licença dependerá da atuação e dos impactos gerados da empresa, podendo ser o IBAMA para impactos nacionais, terras indígenas, materiais radioativos, empreendimentos militares, mar territorial, plataforma continental; o Estado ou o Município para atuações que gerem impactos apenas no próprio Estado ou Município. A não conformidade com a licença gera multas altíssimas que podem chegar a R$ 50.000.000,00, a paralisação/fechamento da empresa e até a impossibilidade de obter financiamentos bancários. O preço para gerir uma licença ambiental é de cerca de R$ 2.100,00.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que a edificação possui as condições de segurança recomendadas contra incêndio e situações de emergência, que é obtido após uma visita técnica ao local em questão. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros tem um prazo de validade que varia de 1 a 5 anos, de acordo com o riso da edificação, sendo necessário renová-lo quando estiver perto de vencer ou quando é feita alguma mudança no projeto que foi avaliado anteriormente. O preço médio para tirar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é de R$ 1.800,00 para um projeto técnico simplificado.
Gerir laudo de vistoria da vizinhança
Geralmente contratado por construtoras, este laudo tem por objetivo evitar danos ao imóveis residenciais e comerciais próximos à obra que será executada, bem como evitar acusações de má fé por proprietários próximos alegando judicialmente danos causados pela empresa. Ele é realizado antes da obra ter início e são obtidos registros fotográficos e escritos de todos os ambientes no entorno da obra que poderão ser afetados. Por fim, o documento é registrado em cartório e são entregues cópias aos proprietários vizinhos. O preço para gerir um laudo de vistoria da vizinhança é de R$ 1.800,00 aproximadamente para um projeto técnico simplificado.
Gerir laudo pericial judicial
Esse laudo é expedido durante processos judiciais que exigem conhecimento técnico específico, onde o juiz nomeia um perito para elaborar um laudo sobre o ocorrido e as partes também podem optar por contratar um perito de sua escolha para afirmar ou contestar a avaliação do perito nomeado pelo magistrado. O preço médio de um laudo pericial judicial na área de engenharia é de R$ 3.600,00.
3 coisas que você precisa saber sobre laudos e licenças:
Multas e penalidades: Como os laudos e licenças possuem aplicações muito diferentes, é difícil estipular um custo médio que pode ser cobrado em casos de multa, mas vale dizer que as mais altas são relacionadas ao não cumprimento ou falta de licença ambiental e em casos de acidentes, entrando na casa dos milhões de reais. Além disso, a não conformidade com a legislação pode gerar penalidades a certos profissionais da empresa e até implicar em seu fechamento. Portanto, é fundamental gerir todos os laudos e licenças que o seu negócio demanda para operar normalmente.
Profissionais responsáveis pela geração de laudos e licenças: Os laudos e licenças no segmento de construção civil são bem específicos, o que implica na contratação de profissionais especializados, que podem ser engenheiros ou propriamente peritos técnicos de determinadas áreas. É preciso que a empresa/profissional contratado para fazer a vistoria e redigir o laudo esteja em dia com suas obrigações perante ao órgão regularizador do setor, pois, caso contrário, o laudo provavelmente perderá sua validade.
Legislação estadual/municipal: Como cada município/estado possui diferentes legislações relacionadas à construção civil, antes de iniciar uma obra é preciso atentar-se à legislação do local onde você se encontra. Um exemplo disso é o Plano Diretor, uma lei municipal que estabelece regras para o desenvolvimento da cidade, impactando diretamente nas edificações e as características que devem possuir.
Veja as principais dúvidas sobre a geração de laudos e licenças:
É preciso gerir licença para reformar?
A licença de reforma só é necessária no caso de reformas estruturais (retirada de paredes, vigas pilares) e ampliações. Para pequenas reformas, como trocar uma porta ou trocar o piso da residência, não é necessário.
O que é laudo de acessibilidade?
O laudo técnico de acessibilidade é um documento que evidencia a preparação da empresa para receber pessoas portadoras de deficiência em seu ambiente de trabalho, seja um cliente ou empregado. Ele também é conhecido como Laudo para Portador de Deficiência e custa cerca de R$ 650,00.
Laudo de acessibilidade é obrigatório?
Não, ele não é obrigatório, mas é recomendado para assegurar o acesso de pessoas portadoras de deficiência à empresa, evitando multas e outras penalidades futuras em decorrência da falta de certos mecanismos, tais quais rampas de acesso, pisos táteis, sinais sonoros, comunicação adaptada em braile e elevadores.
Quais são os tipos de licença ambiental?
Existem três licenças ambientais que podem ser geridas:
- Licença Prévia: Ela é concedida na etapa de planejamento da instalação da empresa, onde o órgão regulador atesta a viabilidade ambiental do projeto e a emite quando todos os requisitos foram respeitados.
- Licença de Instalação: Aprovado o projeto inicial, segue-se com a Licença de Instalação, a qual permite, da perspectiva ambiental, o início da construção das edificações. Aqui as medidas de proteção ambiental já foram definidas e o projeto deve seguir de acordo com o apresentado na primeira etapa, sendo necessário informar quaisquer modificações.
- Licença de Operação: Essa é a licença que permite o funcionamento normal do empreendimento, após o término da fase de obras. As empresas podem receber auditorias para averiguar se estão respeitando os controles e condições de operação pré-estabelecidos.
Além desses três tipos principais, existe a Autorização Ambiental, que é fornecida para uma atividade temporária, e a Licença Ambiental Simplificada, para micro e pequenas empresas com baixo potencial degradador.
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Estou em meio a uma obra e preciso dar entrada no alvará na prefeitura de paulista e posterior habite-se.
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Eletricista que também seja responsável técnico e despachante junto a cemig para geração distribuída.
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Preciso somente do ART para solicitar o alvará de pequenas reformas.
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Preciso de uma ART para troca de piso do meu ap.
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Necessito da planta e habite-se do imóvel gostaria de saber qual será o valor do trabalho terreno de 175m* e 129m* de construção.
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Planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no respectivo conselho de fiscalização profissional.
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Preciso de uma ART pra poder ligar um trifásico no salão.
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Ampliação de 1 andar com cobertura de telhado e atualização da planta.
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Quero saber quanto custa uma avaliação para saber o valor venal de um imóvel de uma casa com 160m² e 300 m² de terreno.
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Temos necessidade de orçamentos de relatório de situação fundiária e de laudo de avaliação de imóveis para fins de projeto de linha de transmissão.
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Iniciei uma construção de um predinho de 2 andares e preciso de planta baixa e ART.
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Preciso de uma ART de um engenheiro elétrico, para instalação de ar condicionado. O condomínio exige que o documento ateste que a caixa de força supra a energia gerada pelo aparelho.
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São 34 mil m2 quero desmembrar em 17 chácaras de 2mil m2 cada na cachoeira do chora distrito de curvelo.
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Preciso fazer um laudo técnico da reforma realizada em meu apartamento, com indicações de possíveis incorreções, identificação da planta hidráulica e infiltrações e vazamentos.
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Preciso de um estudo de carga para dar entrada na enel para ligar os padrões de entrada.
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