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Preço de Engenheiros

Quanto custa um trabalho de Engenheiros?

O preço médio é de

R$ 5.024
A partir de R$ 3.500 É o preço mais barato para gerir laudos e licenças
Até R$ 16.700 Preço máximo que os profissionais nos passaram para os trabalhos de gerir laudos e licenças

Esses preços são uma estimativa e podem variar em função da qualidade dos materiais, a duração da obra e as dimensões...

Para conseguir um orçamento personalizado:

Conteúdo dessa guia

Tabela de preços de laudos e licenças de engenheiro

Tipos de documentos Preços
Gerência de laudo técnico - até 500 m² R$ 1.200
Gerência de laudo de entrega e recebimento de obras R$ 550
Gerência de laudo de acessibilidade R$ 650
Gerência de laudo de reforma - até 200 m² R$ 800
Gerência de laudo inspeção predial R$ 2.100

Estes valores são aproximados e podem variar em função de outros fatores dependendo do tipo de trabalho

Informação útil

  • Os laudos e licenças são fundamentais para um projeto, seja ele de reforma, ampliação ou construção, já que garantem eficiência e segurança na obra, além de mantê-la dentro das normas legais. O seu preço pode variar bastante de acordo com o tamanho do projeto e suas características, mas em média o valor de um laudo mais simples é de cerca de R$ 400,00, enquanto um alvará de construção é geralmente de R$ 3.400,00 para um espaço de até 500m².

  • 1 a 60 dias, dependendo do projeto
  • Dificuldade: Média

Veja os preços médios para gerir os principais tipos de laudos e licenças:

Gerir alvará de funcionamento

Gerir alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é um documento que todo estabelecimento comercial, industrial, de prestação de serviços ou de entidades associativas precisa possuir para funcionar e é obtido em conjunto com a Prefeitura ou outro órgão municipal, de acordo com a região. Ele funciona como um atestado de que aquele local está de acordo com as normas e legislações vigentes, e caso uma empresa não o possua, está sujeita à uma multa cujo valor ultrapassa os R$ 2.000,00 caso não obtenha esse documento dentro de 30 dias. Após aplicada à multa, a falta dessa licença pode acarretar no fechamento do negócio. O preço médio para retirar o alvará de funcionamento é de aproximadamente R$ 1.600,00.

Gerir alvará de construção

Gerir alvará de construção

Também conhecido como alvará de execução, é um documento emitido pela Prefeitura que atesta que a obra atende à legislação vigente, bem como aos padrões técnicos e de engenharia, e também que existe um profissional técnico responsável pela execução da obra. Uma cópia do alvará de construção permanece na obra para que possa ser checado e entregue à autoridades para fins de verificação. Jamais inicie uma construção sem essa licença, pois isso pode resultar no embargo da obra e multas, além de o proprietário do terreno ser o responsável civil e criminal caso algum incidente aconteça. Atenção ao prazo: o alvará tem um “prazo de validade” e, caso a obra não seja finalizada dentro do prazo estabelecido inicialmente, é preciso solicitar a renovação do documento. Ele não é necessário em pequenas reformas, ou seja, onde não existem alterações estruturais ou alterações na área construída. O preço para gerir um alvará de construção é de cerca de R$ 1.600,00 para um espaço de até 500m².

Gerir laudo de avaliação de imóvel

Gerir laudo de avaliação de imóvel

O laudo de avaliação de imóvel é um estudo técnico, feito por um perito, sobre o valor de um determinado imóvel, que leva em conta tanto características físicas do local (o estado em que ele se encontra) como também a infraestrutura do bairro, o preço de imóveis próximos e a mobilidade urbana da região. Ele geralmente é gerido para quem deseja negociar uma propriedade ou em casos legais, como pode acontecer na partilha de bens e financiamento imobiliário. O preço médio para gerir um laudo de avaliação de imóvel é de R$ 1.600,00 para um espaço de até 500m².

Gerir laudo de recebimento de imóvel

Gerir laudo de recebimento de imóvel

O laudo de recebimento de imóvel é um documento que informa se o resultado final da obra está de acordo com o que foi pré-estabelecido no projeto arquitetônico, e isso é feito através da visita de um técnico, o qual irá fotografar diversos itens para verificar a compatibilidade da execução com o projeto. As falhas encontradas são informadas no laudo, que também indica as melhores opções para solucionar esses problemas. O preço do laudo de recebimento de imóvel gira em torno de de R$ 800,00 para um espaço de até 500m².

Gerir licença ambiental

Gerir licença ambiental

Essa licença é um instrumento de prevenção e fiscalização de empresas que possuam atividades, operações ou estão localizadas em áreas que podem gerar danos ao meio ambiente. Trata-se da Política Nacional do Meio Ambiente e o órgão que emitirá essa licença dependerá da atuação e dos impactos gerados da empresa, podendo ser o IBAMA para impactos nacionais, terras indígenas, materiais radioativos, empreendimentos militares, mar territorial, plataforma continental; o Estado ou o Município para atuações que gerem impactos apenas no próprio Estado ou Município. A não conformidade com a licença gera multas altíssimas que podem chegar a R$ 50.000.000,00, a paralisação/fechamento da empresa e até a impossibilidade de obter financiamentos bancários. O preço para gerir uma licença ambiental é de cerca de R$ 2.100,00. 

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que a edificação possui as condições de segurança recomendadas contra incêndio e situações de emergência, que é obtido após uma visita técnica ao local em questão. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros tem um prazo de validade que varia de 1 a 5 anos, de acordo com o riso da edificação, sendo necessário renová-lo quando estiver perto de vencer ou quando é feita alguma mudança no projeto que foi avaliado anteriormente. O preço médio para tirar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é de R$ 1.800,00 para um projeto técnico simplificado. 

Gerir laudo de vistoria da vizinhança

Gerir laudo de vistoria da vizinhança

Geralmente contratado por construtoras, este laudo tem por objetivo evitar danos ao imóveis residenciais e comerciais próximos à obra que será executada, bem como evitar acusações de má fé por proprietários próximos alegando judicialmente danos causados pela empresa. Ele é realizado antes da obra ter início e são obtidos registros fotográficos e escritos de todos os ambientes no entorno da obra que poderão ser afetados. Por fim, o documento é registrado em cartório e são entregues cópias aos proprietários vizinhos. O preço para gerir um laudo de vistoria da vizinhança é de R$ 1.800,00 aproximadamente para um projeto técnico simplificado. 

Gerir laudo pericial judicial

Gerir laudo pericial judicial

Esse laudo é expedido durante processos judiciais que exigem conhecimento técnico específico, onde o juiz nomeia um perito para elaborar um laudo sobre o ocorrido e as partes também podem optar por contratar um perito de sua escolha para afirmar ou contestar a avaliação do perito nomeado pelo magistrado. O preço médio de um laudo pericial judicial na área de engenharia é de R$ 3.600,00. 

3 coisas que você precisa saber sobre laudos e licenças:

Veja as principais dúvidas sobre a geração de laudos e licenças:

É preciso gerir licença para reformar?

A licença de reforma só é necessária no caso de reformas estruturais (retirada de paredes, vigas pilares) e ampliações. Para pequenas reformas, como trocar uma porta ou trocar o piso da residência, não é necessário.

O que é laudo de acessibilidade?

O laudo técnico de acessibilidade é um documento que evidencia a preparação da empresa para receber pessoas portadoras de deficiência em seu ambiente de trabalho, seja um cliente ou empregado. Ele também é conhecido como Laudo para Portador de Deficiência e custa cerca de R$ 650,00.

Laudo de acessibilidade é obrigatório?

Não, ele não é obrigatório, mas é recomendado para assegurar o acesso de pessoas portadoras de deficiência à empresa, evitando multas e outras penalidades futuras em decorrência da falta de certos mecanismos, tais quais rampas de acesso, pisos táteis, sinais sonoros, comunicação adaptada em braile e elevadores.

Quais são os tipos de licença ambiental?

Existem três licenças ambientais que podem ser geridas:

- Licença Prévia: Ela é concedida na etapa de planejamento da instalação da empresa, onde o órgão regulador atesta a viabilidade ambiental do projeto e a emite quando todos os requisitos foram respeitados.

- Licença de Instalação: Aprovado o projeto inicial, segue-se com a Licença de Instalação, a qual permite, da perspectiva ambiental, o início da construção das edificações. Aqui as medidas de proteção ambiental já foram definidas e o projeto deve seguir de acordo com o apresentado na primeira etapa, sendo necessário informar quaisquer modificações.

- Licença de Operação: Essa é a licença que permite o funcionamento normal do empreendimento, após o término da fase de obras. As empresas podem receber auditorias para averiguar se estão respeitando os controles e condições de operação pré-estabelecidos.

Além desses três tipos principais, existe a Autorização Ambiental, que é fornecida para uma atividade temporária, e a Licença Ambiental Simplificada, para micro e pequenas empresas com baixo potencial degradador.

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