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Como efetuar a troca do relógio de luz na Zona Oeste de São Paulo

Segundo a legislação brasileira, o medidor e demais equipamentos de medição devem ser fornecidos pela concessionária, ficando por sua conta os custos da instalação. De forma alguma a empresa poderá invocar a indisponibilidade dos equipamentos de medição para negar ou atrasar a ligação e o início do fornecimento, ou seja, se você quer trocar o relógio de luz da sua casa, precisará lidar com a concessionária de energia de sua cidade. Nesse texto, iremos mais nos aprofundar nesse tema, mostrando ao morador da Zona Oeste de São Paulo, tudo o que ele precisa saber para efetuar a troca do relógio de luz.

O consumidor tem o direito, se julgar necessário, de pedir a calibragem do equipamento de medição, ou seja, se suspeitar de mau funcionamento poderá solicitar serviços de reparo no relógio de luz, mas o serviço só poderá ser realizado pela concessionária de energia de São Paulo. Na capital paulista, a solicitação do serviço de verificação do relógio de luz pode ser feita pela internet. Você só precisará do CPF do titular da conta e do número da instalação do seu relógio.

Porém, fica a critério da concessionária tanto a escolha dos medidores e demais equipamentos de medição que irá instalar e também qual serviço será realizado no problema, uma substituição ou uma reprogramação, sempre levando em consideração a legislação metrológica aplicável a cada equipamento. A eventual troca deverá ser comunicada ao consumidor através de uma correspondência específica, contendo informações referentes às leituras do relógio de luz retirado e do que será instalado.

Além disso, o consumidor também pode solicitar a substituição do medidor de energia, caso queira modificar o tipo de ligação do seu imóvel, trocar a ligação monofásica por uma bifásica, por exemplo. Nesses casos, a conta pode aumentar, pois além dos materiais, do relógio de luz e dos demais equipamentos, o consumidor também deverá arcar com eventuais custos para adaptação da rede. Novamente ressaltamos a importância de saber os custos para os serviços antes de solicitá-los.

Vale lembrar que o consumidor tem todo o direito de fazer reclamações ou cobrar providencias dos órgãos públicos, caso se sinta lesado de alguma maneira pelas concessionárias de energia elétrica. Portanto, se a troca ou o reparo do relógio de luz não solucionar os seus problemas ou se houver qualquer outro tipo de complicação, você deverá exigir os seus diretos como cidadão.

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