Obrigado pela resposta e orientações, Maisa. A visita do profissional ao apto pra mim é primordial, justamente por essas questões q vc levantou. Acredito que outros aspectos também só são perceptíveis indo pessoalmente, tipo verificar a incidência e consequente aproveitamento da luz natural. Enfim, concordo com os seus esclarecimentos e também pelo alerta na outra resposta, acerca de valores cobrados. Preciso ficar atento a isso também, sem dúvida. Assim que tiver algum material inicial, entrarei em contato contigo e com os demais profissionais interessados, para iniciar uma negociação. Boa sorte pra você também.

Obrigado pela resposta e orientações, Mauro. Concordo que o acompanhamento de um profissional, a chance de ficar do jeito que queremos e ter menos desperdício de recursos é um fato. Se eu puder conciliar meu orçamento com a contratação de uma pessoa responsável pela obra, tenha certeza que o farei.

Obrigado pela resposta, Samyla. O projeto de design farei com certeza, a questão do acompanhamento da obra ainda estou estudando, vou ver se encaixa no orçamento. Assim que conseguir a documentação do apto junto à construtora, com certeza entrarei em contato para solicitar o orçamento. Em tempo, gostei bastante das imagens q anexou, muito bom gosto.

Obrigado pela resposta, Alysson. Confesso que quase caí de costas com o valor inicial de 240 mil, antes de ver sua correção de valor. Fico satisfeito que tenha se interessado pela minha necessidade com o imóvel novo e aprecio os esclarecimentos técnicos que me apresentou na resposta, em especial a questão do controle de custos. Porém verifiquei que está em Goiânia, e moro aqui em São Paulo, SP.

Obrigado pela resposta e orientações, Wallas. Otimização do espaço é bem o que eu busco, não só nas áreas citadas, como em todo o apto. Gostaria de receber sim, uma proposta sem compromisso, porém acredito que ainda não tenha a documentação que talvez seja necessária para sua análise. Fora essa planta que anexei na pergunta, ainda não tenho acesso às demais plantas (provavelmente terei na próxima semana, burocracia da construtora). O empreendimento fica no bairro do Tatuapé, SP.

Obrigado pela resposta e orientação, Lucia. Estou em São Paulo, SP. Teria grande de interesse em receber sua proposta, mas a questão da distância é impeditiva, não?

Obrigado pela resposta, Marcelle. Estou em São Paulo, SP. Acompanhamento das obras seria um plus interessante, que eu contrataria se ficasse dentro do meu orçamento, pq vou morar sozinho num primeiro momento.

Devo pegar as chaves no final do mês de 07/2017. Levando em consideração que não pretendo mexer na planta, posso contratar apenas um designer de interior (dispensando o arquiteto) para fazer um projeto de layout/decoração pro meu novo apto? Quanto custaria em média, levando em consideração que o imóvel tem 74m², sendo uma suíte, mais um quarto, banheiro social, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço e varanda gourmet. Tenho a ideia de integrar (nivelar) a sala de estar com a varanda gourmet e talvez deixar a mesa de jantar na varada, será que fica bom? E gostaria de sugestões onde encaixaria nessa planta um pequeno home office para eu trabalhar em casa esporadicamente. Pensei na sala de estar/jantar, que terá espaço se a mesa de jantar for para a varanda, ou então na suite. E por último, será q eu consigo "encaixar" um pequena adega de 6 ou 8 garrafas em algum canto (num canto da varanda, por exemplo), ou será que fica um objeto desproporcional pro tamanho do apto? Obrigado.

Obrigado pela resposta, Glauce. Esse valor de 1400/m² já sairia bastante do meu orçamento (valor do apto+reforma), pelos preços dos imóveis na região que procuro (Tatuapé). Acho que vou ter que conciliar uma metragem menor do apartamento e uma reforma um pouco mais simples.