Todos os dias milhares de clientes confiam em habitissimo para encontrar um profissional, publicam um pedido e recebem até 4 orçamentos de empresas interessadas. Veja essas dicas para destacar-se da concorrência e melhorar sua efetividade:

1 Contatar rapidamente

Entre em contato imediatamente assim que obter os dados do cliente. Não deixe o tempo passar e os concorrentes fazerem contato antes que você.

Preferentemente, faça o contato com o cliente pela forma que ele indicou (e-mail ou telefone). Se depois de alguns dias você não obteve nenhuma resposta, tente contato novamente, desta vez de outro modo (ex.: pelo telefone se a primeira vez foi via e-mail, ou, por e-mail se a primeira vez foi via telefone). Procure ligar para o cliente em diferentes momentos do dia, muitas pessoas não podem atender o telefone quando estão trabalhando, dirigindo, etc.

Contato telefônico:

  • 1. Apresente-se e indique que sua ligação está relacionada com o pedido de orçamento feito no habitissimo. Cite o pedido de orçamento e diga que está ligando para ofercer um orçamento. O cliente deve ter colocado um título no trabalho solicitado, utilize este título para fazer menção ao serviço.
  • 2. Repita várias vezes o seu nome e o nome da sua empresa. Isso ajudará o cliente a lembrar-se de você mais adiante.
  • 3. Estabeleça o próximo passo (marcar uma visita no domicílio ou escritório do cliente, etc). Procure ser sempre quem dará o próximo passo, conduzindo o cliente ao seu objetivo.
  • 4. Indique ao cliente como entrar em contato com você através do celular, mensagem ou e-mail.
  • 5. Termine a conversa de forma positiva e agradeça.

Contato via e-mail ou mensagem:

  • 1. Apresente-se e indique que seu e-mail ou mensagem está relacionado com o pedido de orçamento feito no habitissimo. O cliente deve ter colocado um título no trabalho solicitado, utilize este título para fazer menção ao serviço.
  • 2. Envie uma estimativa do orçamento ou indique os passos necessários para avançar na elaboração do orçamento. Indique ao cliente quais os dados adicionais você precisa para passar um orçamento detalhado.
  • 3. Inclua sempre seus dados de contato e um link dirigido ao seu site ou ficha no habitissimo.
  • 4. Agradeça.

2 Transmita profissionalismo e confiança

A melhor maneira de convencer o cliente é oferecer a oferta mais adaptada possível com relação à prazo, tempo e qualidade, e, para isso é preciso saber todos os detalhes da sua necessidade. Peça toda a informação relevante para que isso seja assim e não surjam surpresas depois. Se for necessário fazer uma visita ao lugar onde o trabgalho será realizado, indique ao cliente, explicando o motivo da necessidade, muitos clientes não sabem ou temem sentir-se obrigados a contratar os serviços no caso de uma visita.

Seu negócio deve inspirar confiança. Não esqueça que o cliente deixará você entrar na sua casa e que irá desembolsar uma considerável soma de dinheiro. Ofereça um orçamento detalhado e coloque à sua disposição canais onde ele possa saber mais sobre seu negócio: site, referências e Selos de Confiança, etc.

Coloque o máximo de exemplos de trabalhos realizados que puder na sua ficha de negócio e consiga avaliações positivas de clientes.

3 Convença o cliente que você é a melhor opção

Após passar o orçamento para o cliente, entre em contato com ele novamente para ver se dito orçamento cumpre as expectativas. Esclareça todas as dúvidas que ele possa ter e repita seus pontos fortes, várias vezes. Procure saber quando será tomada uma decisão.

Se você conseguir o trabalho, parabéns! Entre em contato novamente com o cliente e agradeça a confiança depositada em você, providencie a assinatura do contrato ou a assinatura no orçamento e marque o dia e hora para dar início aos trabalhos. Faça-o sentir que fez bem escolhendo você dentre os demais.

Se você não conseguir o trabalho, pergunte o motivo da sua oferta não ter sido a escolhida; assim você poderá melhorar sua competitividade. Seja educado e elegante, não diga nada negativo para que o cliente não pense que você está criticando sua decisão. Pense que isso não significa o final da sua relação com este cliente. Peça permissão para adicioná-lo aos seus contatos e incluí-lo em suas campanhas de marketing e promoções. Envie um e-mail agradecendo seu tempo e dizendo que espera poder trabalhar com ele no futuro. Inclua seus dados de contato novamente.