Queremos ajudar você a escolher o melhor profissional.

Sabemos que é um momento importante e gostaríamos de facilitar esse processo.

Por isso, colocamos à sua disposição ferramentas de ajuda para que você escolha o melhor orçamento.

10 conselhos para contratar um profissional

Quer reformar sua cozinha, trocar o piso, instalar um ar-condicionado, pintar o quarto do seu filho, restaurar a fachada, fazer uma mudança, contratar um serviço de limpeza ou um arquiteto? Independente do que você precisa fazer, o mais importante e muitas vezes difícil, é encontrar bons profissionais.

Nosso propósito o é ajudar a encontrar o profissional correto para executar os serviços que você necessita, sem enganação, sustos ou custos adicionais. Por esse motivo, preparamos as seguintes dicas:

1

Esteja certo do que quer fazer

Antes de iniciar qualquer projeto, é importante saber o que quer fazer. Assim, os profissionais poderão te passar um orçamento mais acertado. Após o início da obra, procure evitar modificações, elas poderiam ocasionar atrasos e encarecimento.

2

Tranquilidade

A pressa é inimiga da perfeição. Se o profissional que você escolheu não puder começar a sua obra "amanhã mesmo", pense que às vezes vale a pena esperar um pouco mais.

3

Compare

Procure comparar pelo menos 3 orçamentos. Compare preço, qualidade, tratamento e atenção recebidas. Saiba diferenciar entre simples estimativas e orçamentos reais. Os orçamentos devem ser entregues por escrito e detalhados. Desconfie de preços muito baixos, às vezes o barato sai caro.

4

Conselhos e Associações profissionais

Em alguns casos é obrigatório que profissionais ou empresas façam parte de algum Conselho ou Associação regional ou nacional. Normalmente estes órgãos se regem por um determinado código de ética ou conduta e são capazes de resolver certos conflitos. Procure comprovar se o profissional que você vai contratar pertence a alguma destas organizações.

5

Consiga referências

Sempre que possível, procure contratar profissionais que já executaram serviços parecidos e com a qualidade que você espera. Peça referências e compare-as. No habitissimo os profissionais contam com avaliações de clientes satisfeitos. Entretanto, desconfie de avaliações externas onde tudo é perfeito e maravilhoso, e, que não pareçam feitas por clientes. Ainda que nosso Departamento de Qualidade revise todas as avaliações que são publicadas no habitissimo, pode acontecer de alguma passar despercebida. Um bom profissional ou empresa não terá muitos problemas em conseguir várias avaliações positivas.

6

Contrato, autorizações e licenças

Antes de começar uma obra, é importante assinar um contrato ou orçamento com a especificação detalhada do trabalho a ser executado. Esse documento será vinculante para as duas partes e, a modificação de quaisquer das condições registradas só se torna possível mediante acordo e constância por escrito.

Informe-se sobre as permissões de execução do trabalho que você vai realizar e certifique-se de contar com as devidas autorizações ou licenças que possam ser necessárias.

7

Selos de confiança

Dependendo da envergadura da obra a ser executada, convém comprovar se a empresa possui os seguros de riscos de engenharia e de responsabilidade civil para o ressarcimento integral de eventuais danos.

Nas fichas de negócio você pode identificar àqueles profissionais que possuem os nossos Selos de Confiança. Mesmo tendo verificado a validade da documentação no momento de outorgar o selo; recomendamos confirmar com o profissional se dita documentação segue vigente.

8

Pagamento

Combine a forma de pagamento nas diferentes etapas da execução do trabalho para garantir que está pagando por um serviço pelo qual está satisfeito. Nunca pague tudo de uma vez e adiantado, deixe sempre uma porcentagem para ser paga no final. Certifique-se que as condições de pagamento estejam descritas no contrato ou orçamento assinado por ambas partes.

9

Implique-se

Mantém uma comunicação frequente e fluída com o responsável pela equipe profissional. Implique-se ativamente no trabalho e evite mal entendidos. Fica mais difícil de acontecer algum erro se você estiver sempre acompanhando o que está sendo feito.

10

Qualidade do serviço

Pergunte por algum tipo de garantia de qualidade do serviço executado pelo qual você pagará e que isso também esteja descrito no contrato assinado por ambas partes.